O papel do Facility Management na sustentabilidade global

A comunidade Facility Management é essencial para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. A nossa responsabilidade com todo o ambiente construído (residencial, serviços, indústria, infraestruturas, setor público) dá-nos o poder de decidir sobre a sustentabilidade da vida humana no Planeta.

Definir as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procuram mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns, são compostos por 17 ODS, 169 metas e 230 indicadores globais, em áreas que afetam a qualidade de vida de todos os cidadãos do mundo e daqueles que ainda estão para vir.

Fonte: https://apfm.pt/o-papel-do-fm-na-sustentabilidade-global-agenda-2030-da-onu/

I Objetivo Como contribuímos? Como podemos expandir a nossa contribuição?
1 Erradicar a pobreza

(ERRADICAR A POBREZA EM TODAS AS SUAS FORMAS, EM TODOS OS LUGARES)
Respeitando e fazendo cumprir a legislação em vigor, em particular por parte dos prestadores de serviços utilizadores de mão de obra intensiva, como sejam os da limpeza e segurança. Promovendo ações de sensibilização para a melhoria econômica e a integração social dos colaboradores mais necessitados, estabelecendo novas regras de transparência na oferta de trabalho e/ou sua contratualização.
2 Erradicar a fome

(ERRADICAR A FOME, ALCANÇAR A SEGURANÇA ALIMENTAR, MELHORAR A NUTRIÇÃO E PROMOVER A AGRICULTURA SUSTENTÁVEL)
Os FM intervenientes em operações de catering assegurando o melhor equilíbrio nutricional das suas refeições a par com a minimização de resíduos gerados. Promovendo a implementação do conceito de economia circular em parceria com as ONG’s dedicadas ao desperdício alimentar.
3 Saúde de qualidade

(GARANTIR O ACESSO ÀSAÚDE DE QUALIDADE E PROMOVER O BEM-ESTAR PARA TODOS, EM TODAS AS IDADES)
Mantendo elevados padrões da qualidade do ar interior e segurança dos edifícios, assegurando ambientes de trabalho seguros e saudáveis onde as pessoas trabalham, confraternizam e vivem. Verifique os standards de saúde e bem-estar do edifício para definir um plano de ação de forma a melhorar a qualidade do ar das instalações, a qualidade da água, o acesso à luz natural e o conforto dos ocupantes.
4 Educação de qualidade

(GARANTIR O ACESSO ÀEDUCAÇÃO INCLUSIVA, DE QUALIDADE E EQUITATIVA, E PROMOVER OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA PARA TODOS)
Não só beneficia o ativo sob a sua responsabilidade, como expande o mindset as oportunidades de todos os membros da equipa e colegas de trabalho. Incentivando os seus colaboradores a se especializarem, a frequentarem ações de formação contínua, correlacionadas com as suas áreas funcionais.
5 Igualdade de gênero

(ALCANÇAR A IGUALDADE DE GÉNERO E CAPACITAR TODAS AS MULHERES E RAPARIGAS)
Oferecendo empregos bem remunerados para qualquer pessoa, independentemente do sexo. Proporcionando oportunidades adicionais de formação e promoção para as colaboradoras da sua equipa.
6 Água potável e saneamento

(GARANTIR A DISPONIBILIDADE E A GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA POTÁVEL E DO SANEAMENTO PARA TODOS)
Implementando tecnologias e boas práticas que reduzam a utilização de água potável nas instalações sanitárias e torres de arrefecimento. Abordando os fornecedores atuais se praticam procedimentos para a redução da utilização de água potável, selecionando os que tenham este objetivo como prioridade. Promova também processos de utilização de águas cinzentas, bem como o armazenamento das águas pluviais para utilização em sistemas de rega.
7 Energias renováveis e acessíveis

(GARANTIR O ACESSO A FONTES DE ENERGIA FIÁVEIS, SUSTENTÁVEIS E MODERNAS PARA TODOS)
Através da manutenção do sistema de AVAC nas melhores condições de funcionamento, temperatura e conforto, certificando que está a funcionar eficientemente. Além de adotar novas tecnologias e equipamentos de economia de energia, explorando as oportunidades de utilização da energia renovável, tanto no local quanto fora do local, para o seu edifício. Além disso, converse com seus fornecedores e escolha aqueles que priorizam a eficiência energética na produção e transporte de seus bens e serviços.
8 Trabalho digno e crescimento econômico

(PROMOVER O CRESCIMENTO ECONÓMICO INCLUSIVO E SUSTENTÁVEL, O EMPREGO PLENO E PRODUTIVO E O TRABALHO DIGNO PARA TODOS)
Com todas as tomadas de decisão para aquisição de bens e serviços, contribuindo para o crescimento económico do país. Alargando as oportunidades a fornecedores de pequena dimensão, a empresas que tenham como empresárias mulheres ou minorias, e a empresas que tenham a sustentabilidade na sua declaração de missão.
9 Indústria, inovações e infraestruturas

(CONSTRUIR INFRAESTRUTURAS RESILIENTES, PROMOVER A INDUSTRIALIZAÇÃO INCLUSIVA E SUSTENTÁVEL E FOMENTAR A INOVAÇÃO)
Promovendo a integração de pessoas, local (infraestruturas) e processos no ambiente construído, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade do negócio principal. Facilitando a criação de grupos de trabalho com a participação ativa dos seus colaboradores, para a geração de ideias e iniciativas de melhoria da infraestrutura na sua utilização pelas pessoas.
10 Reduzir as desigualdades

(REDUZIR AS DESIGUALDADES NO INTERIOR DOS PAÍSES E ENTRE PAÍSES)
Contratando profissionais de qualidade independentemente da sua raça, sexo ou deficiência. Assegurando que os fornecedores a quem adquire produtos e/ou serviços, não empregam mão-de-obra infantil, e pagam no mínimo o salário mínimo.
11 Cidade e comunidades sustentáveis

(TORNAR AS CIDADES E COMUNIDADES INCLUSIVAS, SEGURAS, RESILIENTES E SUSTENTÁVEIS)
Assegurando edifícios seguros e saudáveis, estamos a contribuir para uma comunidade segura e saudável. Reduzindo o impacto dos transportes para o edifício. Disponibilize informações sobre o transporte público para os utilizadores do seu edifício, e facilite o transporte alternativo, instalando zonas de parqueamento para bicicletas, e estacionamento preferencial para veículos elétricos ou de car-sharing.
12 Produção e consumo sustentáveis

(GARANTIR PADRÕES DE CONSUMO E DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEIS)
Disponibilizando equipamentos de reciclagem aos utilizadores do seu edifício. Considere implementar um programa de separação de resíduos de alimentares e resíduos provenientes das áreas verdes. Implemente uma política de compra sustentável para os produtos que você adquire para o seu edifício, com foco na produção local, a partir de materiais reciclados e recorrendo ao mínimo a embalagens.
13 Ação climática

(ADOTAR MEDIDAS URGENTES PARA COMBATER AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E OS SEUS IMPACTOS)
Tudo o que fazemos para economizar energia no edifício contribui para a redução dos efeitos das mudanças climáticas. Implemente um programa de melhoria contínua para uma utilização da energia mais eficiente, recorrendo a fontes de energia alternativa sempre que viável.
14 Proteger a vida marinha

(CONSERVAR E USAR DE FORMA SUSTENTÁVEL OS OCEANOS, MARES E OS RECURSOS MARINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL)
Disponibilizando equipamentos de reciclagem para plásticos aos ocupantes do seu edifício. Fale com seus fornecedores. Selecione os fornecedores que façam um esforço para reduzir a quantidade de embalagens plásticas que usam, e que retomem produtos plásticos, como os cartuchos de toner, no final da sua vida útil.
15 Proteger a vida terrestre

(PROTEGER, RESTAURAR E PROMOVER O USO SUSTENTÁVEL DOS ECOSSISTEMAS TERRESTRES, GERIR DE FORMA SUSTENTÁVEL AS FLORESTAS, COMBATER A DESERTIFICAÇÃO, TRAVAR E REVERTER A DEGRADAÇÃO DOS SOLOS E TRAVAR A PERDA DE BIODIVERSIDADE)
Disponibilizando equipamentos de reciclagem para papel aos ocupantes do seu edifício. Dê uma olhada no paisagismo do seu prédio. Incorpora vegetação nativa e fornece habitat para espécies nativas? Se não, considere fazer algumas mudanças. Se o seu prédio não tiver paisagismo, considere fazer uma contribuição monetária ou de serviço para uma organização que promova vegetação nativa e habitat fora do local.
16 Paz, justiça e instituições eficazes

(PROMOVER SOCIEDADES PACÍFICAS E INCLUSIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, PROPORCIONAR O ACESSO ÀJUSTIÇA PARA TODOS E CONSTRUIR INSTITUIÇÕES EFICAZES, RESPONSÁVEIS E INCLUSIVAS A TODOS OS NÍVEIS)
Criando condições de melhoria em áreas como a transparência e a responsabilidade social da empresa, para uma sociedade inclusiva e pacífica. Participando e promovendo iniciativas anticorrupção, suborno, direitos no trabalho, tomadas de decisão inclusivas e envolvimento da comunidade.
17 Parceria para a implementação dos objetivos

(REFORÇAR OS MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO E REVITALIZAR A PARCERIA GLOBAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL)
Trabalhando em parceira com os proprietários do seu edifício para criar um ambiente interno seguro e saudável. Já foi realçado anteriormente, converse com seus fornecedores. Eles dependem da excelência da sua gestão, por isso devem responder aos seus pedidos de participação no avanço dessas metas. Fale também com os ocupantes do seu edifício; certifique-se de que os serviços que fornece respondem adequadamente às suas necessidades, e solicite a sua contribuição para melhorar e expandir esses serviços.

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Veja outras notícias

E-mail cadastrado com sucesso!

Fique atento ao seu e-mail que logo recebera nossas notícias